manuel rochaA Diocese de Viseu tem o dever de comunicar com dor e pesar que o Senhor chamou apressadamente para Si o Reverendo Padre Manuel António da Rocha Fonte Santos, Pároco de Mangualde, responsável do Departamento Laicado e Família, Movimentos e Obras da Diocese, Diretor Diocesano da Escola da Fé e Assistente Espiritual do Encontro Matrimonial.

Sentimos a perda de mais um irmão no Presbitério, ainda com tanto para nos dar e à Diocese.

Deixou-nos inesperadamente, confortado com a receção da Sagrada Comunhão, entregando toda a sua vida a Deus e ao serviço da Igreja, conduzido pela mão do Coração de Maria, de quem se sentia um filho querido e amado.

Apresentamos os nossos pêsames à família, à comunidade paroquial de Mangualde, às outras comunidades que ele serviu e à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, a quem ele esteve ligado até ao ano de 2019, em que se incardinou na Diocese.

† António Luciano dos Santos Costa,

Bispo de Viseu

Celebrações Exequiais

11h00 – Celebração exequial no Cemitério de Tondela

11h30 – Eucaristia na Igreja Paroquial de Tondela

(Nota: Devidos às contingências atuais, os sacerdotes que poderão concelebrar serão os Arciprestes ou alguém em sua representação)

18h00 – Eucaristia na Igreja Paroquial de Mangualde

Dados Biográficos

Nasceu em 07 de julho de 1961, em Lourenço Marques, Moçambique.

Em outubro de 1967 veio com a mãe e os quatro irmãos para a Senhora do Monte, em Pedroso, onde viveu com os pais, irmãos e a avó, ajudando desde muito cedo no serviço ao altar da capela.

Fez a formação académica até à conclusão do ensino secundário entre as escolas da Senhora do Monte, Carvalhos e Vila Nova de Gaia. Foi um dos fundadores do Grupo de Jovens da Senhora do Monte, que viria a integrar o Movimento Cristão Juvenil de Pedroso MCJP, então criado pelo saudoso Padre Manuel Rocha Vieira.

Entrou para a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, de Santo António Maria Claret, onde estudou teologia e se formou.

Foi ordenado sacerdote a 08 de julho de 1990, na Sé do Porto, pelo Bispo D. Júlio Tavares Rebimbas. A 15 de julho de 1990 celebrou Missa Nova na Capela d Senhora do Monte.

Esteve em seguida algum tempo como Pároco de Tondela. Foi depois Diretor Pedagógico do Colégio Internato dos Carvalhos. Passou também pelo Cacém e por Setúbal.

Voltou a Tondela onde foi Pároco entre 2008 e 2014.

Foi Pároco de Campo de Madalena de 27 de setembro de 2015 a 2017, altura em que se tornou Pároco de Mangualde a 17 de setembro de 2017, até ao presente.